O CAISM da Unicamp foi o quarto hospital universitário no Estado de São Paulo a receber o título Hospital Amigo da Criança, que preconiza principalmente a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos bebês desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida.
A cerimônia de credenciamento do CAISM aconteceu em 27 de novembro de 2003 e foi presidida pela Coordenadora Nacional do Programa IHAC do Ministério da Saúde, Dra. Sônia Salviano e pela diretora-executiva do hospital, profª Mary Angela Parpinelli.
Os esforços para a conquista do título começaram em 2001 e envolveram mais de 1.000 profissionais do hospital entre docentes, enfermeiras, residentes, alunos e técnicos. A avaliação final do MS ocorreu em setembro de 2003, quando o hospital recebeu a visita de duas especialistas em aleitamento materno. O CAISM foi o 25º hospital no Estado de São Paulo a receber o título.
A “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), com ações em todo mundo, é viabilizada pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Entre as primeiras ações dentro da IHAC está a amamentação do bebê após cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho.
O credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. A partir daí, a rotina de trabalho gira em torno da promoção do aleitamento materno e da conseqüente redução da mortalidade infantil. Em hospital credenciado como Hospital Amigo da Criança também é estimulada a coleta de leite humano para doações.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram instituídos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Estudos mundiais comprovam que o estabelecimento de um vínculo forte após o parto reflete muito na saúde futura do bebê.
DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO
1. Ter uma norma escritas sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde.
2. Treinar toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
3. Orientar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.
5. Mostrar as mães como amamentar e como manter lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento tenha uma indicação médica.
7. Praticar a alojamento conjunto permitir que mãe e bebê permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Encorajar o aleitamento materno sob livre demanda.
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.
10. Encaminhar as mães, por ocasião da alta hospitalar, para grupos de apoio ao aleitamento materno na comunidade ou serviço de saúde
Fonte: http://www.caism.unicamp.br/programas/prog-hac.html
Comentários