A contribuição da Fisioterapia no processo de humanização da gestação e do parto

Artigo bem legal sobre a Fisioterapia Obstétrica. Seguem alguns trechos do artigo e link para leitura do texto completo!!!

“Todos os profissionais de saúde são humanos, mas nem todos poderiam ter a honra de serem denominados humanizados, apesar de seus protestos”

"Existe atualmente uma grande preocupação em melhorar as condições de assistência à mulher durante a gestação e o parto. Apesar disso, muitos profissionais da saúde ainda ignoram as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e outros órgãos que regulamentam o atendimento à gestante e à parturiente de forma humanizada."

“Reconhecer a individualidade é humanizar o atendimento”, considera o Manual do Ministério da Saúde (2001, p.10), quando se refere à assistência obstétrica. Sendo a gravidez um processo singular, a mulher em todo seu universo passa a vivenciar uma experiência impar, junto ao seu parceiro envolvendo toda sua família."

"Temos o propósito de ampliar os conhecimentos das gestantes com relação à gravidez, parto e puerpério, orientá-las quanto às formas de autocuidado, como prevenção das algias na coluna vertebral e outros fatores, a fim de assegurar uma gestação e um parto mais saudáveis e tranqüilos..."

0 comentários: