E o tal chá de canela?

Que mulher que nunca ouviu sobre os efeitos do chá de canela para acelerar o parto?? Receitas de vó, né?! rsss.. Pois bem... hoje resolvi juntar informações sobre os efeitos aromaterapeuticos da canela e aproveitar pra deixar uma receita deliciosa de chá de canela com gengibre, que se não acelerar o parto pelo menos espanta o frio! rss..


Aromaterapia

O simples pó de canela usado em culinária começa como a casca interna de uma grande árvore de seis a 10 metros de altura, mais freqüentemente cultivada no Sri Lanka (o antigo Ceilão). Os árabes, que foram os primeiros a trazer a canela ao Ocidente, criaram um mito para assustar os comerciantes rivais, dizendo que ela só podia ser colhida nos pântanos, no ninho da grande fênix, protegido por serpentes aladas e morcegos.

Os portugueses terminaram por conquistar o Ceilão em 1505, mas as plantas eram mercadorias tão cobiçadas que a ilha terminou tomada pelos holandeses, seguidos em 1798 pelos britânicos. Hoje, as propriedades aromaterapêuticas da canela são bem conhecidas.

Agora como no passado, a canela é usada em desinfetantes bucais e para dar sabor a comidas e bebidas, além de ser utilizada como afrodisíaco. O cheiro da canela também desperta o apetite, revigora e aquece os sentidos e pode até produzir um sentimento de alegria. Existem muitos tipos de óleo de canela entre os quais escolher. O óleo pode ser destilado da folha ou da casca - muito mais potente -, ou também se pode obter óleo de cássia, uma parente menos possante da canela, oriunda da China.

O aroma da canela: o aroma é doce, quente e apimentado.

Propriedades terapêuticas da canela: adstringente, afrodisíaca, antiespamódica, antisséptica, aromática, digestiva, estimulante, sedativa, antiviral; alivia espasmos musculares e dores reumáticas, em uso tópico.

Usos da canela: em geral, a canela é usada como estimulante físico e emocional. Pesquisadores constataram que ela reduz a sonolência, a irritabilidade e a severidade e freqüência das dores de cabeça. Em um estudo, o aroma de canela em uma sala ajudou os participantes a se concentrar melhor e trabalhar mais.

O óleo essencial e sua fragrância ajudam a relaxar músculos tensos, aliviam a dor nas juntas cansadas e aliviam a cólica menstrual. Além disso, estimulam a circulação e o suor, quando usados como linimento. Use duas a quatro gotas por 30 mililitros de óleo vegetal para um óleo de aquecimento e oito gotas por 30 mililitros para produzir um linimento quente.

Canela na gestação: A canela contém substâncias que podem favorecem contrações. Mais uma vez, não vai ser o uso localizado e dentro das diluições estabelecidas como seguras que trará problemas à gravidez. O "mito" se deve ao fato de que altas doses de canela (normalmente tomada na forma de chá) ingerida são usados por costume popular para a prática do aborto. Em todo caso, evite seu uso no início da gestação!

Alertas sobre a canela: a casca e os óleos das folhas podem irritar as membranas mucosas, mas o óleo da casca é especialmente intenso. Não use mais que meia gota no banho, e evite o uso cosmético, porque ele pode irritar e até queimar a pele.





Chá de Canela com Gengibre

Ingredientes: 1,5 litro água, 2 rodelas de gengibre fresco (com ou sem casca), 1 pau de canela, açucar a gosto
Opcionais: casca de limão, casca de laranja, cravo da índia

Preparo: juntar à agua fervente as rodelas de gengibre, a canela, o açucar e se for o caso, os ingredientes opcionais. Ferva por 5 minutos, abafe por mais 5 minutos, coe e sirva!!!


Ah e quem quiser saber mais receitas e dicas "gastronômicas" para o período gestacional pode acessar o site da Naoli Vinaver, uma parteira mexicana ótima!! Luz de Luna!

0 comentários: