Pular para o conteúdo principal

Barbie e o jogo dos 7 erros vezes dois

Peguei este texto da Roselene, mãe e super ativista! Achei demaaaaaaaais da conta! Como disse a própria Rose... essa Barbie aí é complemento da Barbie cesareada... que eu não duvido que seja inventada logo logo! Hunf...


Eu não sou xiita antiBarbie, juro. Eu confesso que gosto de Barbie. Então não me digam que o (meu) problema está na Barbie porque não está; o problema está nisto: "Barbie Real Profissões: Enfermeira de Berçário". Estou copiando pra ter certeza que é esse mesmo o nome e não sou eu que estou vendo coisas. Que não se trata de idéia fixa. Que não é implicância de ativista. E falando assim parece até que eu estou de brincadeira, mas eu estou é - como é mesmo, Rox? - obinubilada.

Se me disserem: Rose, vc não entendeu querida, este brinquedo é um jogo, sabe jogo de erros? Então. Ah, tá. Se é um jogo de erros, tudo bem. E do tipo fácil, né? Porque aí tudo é erro, não vejo uma única coisa que faça senso neste brinquedo. Vamos fazer uma listinha?


1. cegonha
2. enfermeira
3. berço
4. janela atrás do berço
5. relógio
6. estetoscópio
7. prontuário
8.  móbile
9. fraldas descartáveis
10. cesto de lixo
11. escova de cabelo
12. talco!
13. cadeira de balanço
14. MA-MA-DEI-RA!

14 = 7 erros vezes 2

substitua tudo pela presença da mãe, que pode ter parido sob assistência de uma enfermeira e tomara tenha sido, mas não vamos treinar nossas meninas e meninos para acharem normal que seus bbs sejam deles afastados, lá no futuro, para os cuidados intervencionistas de um profissional de saúde. vamos tirar o relógio da cena, e se houver cadeira de balanço, que seja para ninar mamãe e bb. que a presença de prontuário e estetoscópio façam pensar em exceção, não em regra. que as convicções verdes estranhem a fralda descartável multiplicando o lixo, e que nossas meninas e meninos tenham a chance de treinar o uso das fraldas de pano que estarão tão em voga logo mais. vamos lembrar que móbiles são ótimos para bbs um tantinho maiores, mas recém-nascidos curtem sons e movimentos é do corpo da mãe. oh lord, cegonha? é esta a boa nova depois da fórmula e da cesárea eletiva?

brincar de hospital, de médico e enfermeira faz parte do imaginário infantil e quanto a isto tudo está bem. mas que a noção de emergência fique bem explícita. porque cegonhas manipulando células in vitro, barrigas sendo cortadas para delas extrair bbs, e leite artificial - ou ainda "agüinha glicosada" - sendo oferecidos de mamadeira a um recém-nascido: estas cenas têm que ser vistas com os coraçõezinhos taquicárdicos em alerta. é como brincar de ser atropelado, ou brincar de morrer ou brincar de virar monstro ou qualquer coisa sobrenatural, fora do natural, diferente do natural.

meninas e meninos, divirtam-se com a barbie 14 erros, mas depois de brincar deixem os bbs com as barbies-mamães e kens-ou-falcons-ou-whatever-papais. na casa deles. bem longe do relógio. e da mamadeira. sobretudo da mamadeira! porque nós somos mamíferos.

Comentários

CAROL SATYRO disse…
Adorei o novo lay outo flozinha...

Feliz ano novo pra ti.

beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Linha Purpura e parto

Durante a gestação o corpo da mulher se modifica, se pigmenta e algumas linhas se formam... Uma das linhas mais conhecidas é a linha nigra, aquela linha escura que aparece no abdome da maioria das gestantes devido alterações hormonais e que depois some...  Mas agora conhecemos uma outra linha, menos perceptível (por estar mais escondida) mas com uma função maravilhosa: indicar indiretamente a evolução do trabalho de parto! Sim!!! O corpo consegue expressar qual o nível de descida do bebê e dilatação do colo através de uma linha que aparece no bumbum: a linha purpura!! Não é demais????? Eu já havia notado a linha purpura em gestantes, mas nunca me atentei para ela... nem imaginava porque ela existia!!! A linha purpura foi descrita e estudada apenas por parteiras cujos estudos já são meio antigos (1990 e 1998) e este ano voltou a ser comentada através da tese de livre docência da Dra. Nádia Zanon Narchi, que resolveu usar a linha purpura como método auxiliar de avaliação de fase ativa do t…

Secreções vaginais durante a gestação e parto

FAQ do site da ONG Amigas do Parto...




Que tipos de secreções vaginais uma gestante pode apresentar?
Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
1. Corrimento vaginal
2. Sangramento
3. Tampão mucoso
4. Líquido amniótico
Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
A cavidade vaginal é como a cavidade oral, assim como temos saliva na boca, temos uma certa quantidade de corrimento na vagina, algumas mulheres têm mais e outras menos. Durante a gestação, a quantidade desta secreção fica aumentada e tem como característica ser esbranquiçada, com odor característico da vagina que não é desagradável como de peixe estragado, e também não é acompanhada de coceira. A gestante também não apresenta ardor ou dor na relação sexual. A coloração do corrimento deve ser observada quando está saindo e nã…

Exercícios para o parto

FOTO 1 -Exercícios Kegel
Durante o último mês da gravidez, alguns exercícios simples podem ajudar a preparar seus músculos para o trabalho.

Comece com exercícios Kegel, que ajudam a manter o tônus dos músculos pélvicos. Basta apertar os seus músculos pélvicos como se você parar o fluxo de urina. Tente manter por cinco segundos, por quatro ou cinco vezes. Depois tente manter os músculos contraídos durante 10 segundos, relaxando 10 segundos entre as contrações. Objetivo é realizar, pelo menos, três séries de 10 repetições por dia. Você pode fazer os exercícios em pé, sentada ou deitada.

FOTO 2 - O alfaiate sentado
O alfaiate sentado trabalha os músculos das coxas e pélvis. Também melhora a postura, mantém as articulações pélvicas flexíveis e aumenta o fluxo sanguíneo para a região mais baixa do corpo.

Para praticar a posição, sente no chão com suas costas retas. Junte as plantas dos pés, puxe o calcanhar para sua virilha e suavemente relaxe os joelhos. Você vai se sentir um estirament…