Peguei este texto da Roselene, mãe e super ativista! Achei demaaaaaaaais da conta! Como disse a própria Rose... essa Barbie aí é complemento da Barbie cesareada... que eu não duvido que seja inventada logo logo! Hunf...
Eu não sou xiita antiBarbie, juro. Eu confesso que gosto de Barbie. Então não me digam que o (meu) problema está na Barbie porque não está; o problema está nisto: "Barbie Real Profissões: Enfermeira de Berçário". Estou copiando pra ter certeza que é esse mesmo o nome e não sou eu que estou vendo coisas. Que não se trata de idéia fixa. Que não é implicância de ativista. E falando assim parece até que eu estou de brincadeira, mas eu estou é - como é mesmo, Rox? - obinubilada.
Se me disserem: Rose, vc não entendeu querida, este brinquedo é um jogo, sabe jogo de erros? Então. Ah, tá. Se é um jogo de erros, tudo bem. E do tipo fácil, né? Porque aí tudo é erro, não vejo uma única coisa que faça senso neste brinquedo. Vamos fazer uma listinha?
2. enfermeira
3. berço
4. janela atrás do berço
5. relógio
6. estetoscópio
7. prontuário
8. móbile
9. fraldas descartáveis
10. cesto de lixo
11. escova de cabelo
12. talco!
13. cadeira de balanço
14. MA-MA-DEI-RA!
14 = 7 erros vezes 2
substitua tudo pela presença da mãe, que pode ter parido sob assistência de uma enfermeira e tomara tenha sido, mas não vamos treinar nossas meninas e meninos para acharem normal que seus bbs sejam deles afastados, lá no futuro, para os cuidados intervencionistas de um profissional de saúde. vamos tirar o relógio da cena, e se houver cadeira de balanço, que seja para ninar mamãe e bb. que a presença de prontuário e estetoscópio façam pensar em exceção, não em regra. que as convicções verdes estranhem a fralda descartável multiplicando o lixo, e que nossas meninas e meninos tenham a chance de treinar o uso das fraldas de pano que estarão tão em voga logo mais. vamos lembrar que móbiles são ótimos para bbs um tantinho maiores, mas recém-nascidos curtem sons e movimentos é do corpo da mãe. oh lord, cegonha? é esta a boa nova depois da fórmula e da cesárea eletiva?
brincar de hospital, de médico e enfermeira faz parte do imaginário infantil e quanto a isto tudo está bem. mas que a noção de emergência fique bem explícita. porque cegonhas manipulando células in vitro, barrigas sendo cortadas para delas extrair bbs, e leite artificial - ou ainda "agüinha glicosada" - sendo oferecidos de mamadeira a um recém-nascido: estas cenas têm que ser vistas com os coraçõezinhos taquicárdicos em alerta. é como brincar de ser atropelado, ou brincar de morrer ou brincar de virar monstro ou qualquer coisa sobrenatural, fora do natural, diferente do natural.
meninas e meninos, divirtam-se com a barbie 14 erros, mas depois de brincar deixem os bbs com as barbies-mamães e kens-ou-falcons-ou-whatever-papais. na casa deles. bem longe do relógio. e da mamadeira. sobretudo da mamadeira! porque nós somos mamíferos.
Comentários
Feliz ano novo pra ti.
beijos