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Rebozo na gestação e parto

Tradução boqueta a lá "Google" de um artigo do site Maia Healing Arts


O rebozo é um xale feito de tecido e muito utilizado por mulheres mexicanas. As parteiras tradicionais mexicanas costumam usar o rebozo para fazer a "manteada", uma técnica de relaxamento através de balanço que é muito útil para gestantes e para incentivar o bebê a se posicionar melhor. Essa técnica é muito relaxante e ajuda a equilibrar e relaxar a pelve, a lombar, o útero e seus ligamentos, permitindo um maior espaço para o bebê se posicionar e rodar adequadamente durante o trabalho de parto.

Há muitas variações de técnicas com o rebozo para ajudar o bebê se posicionar: apoio abdominal, apoio pélvico, massagem... O rebozo também é útil para a doula ou o pai, pois ajuda a dar apoio às parturientes em diversas posições. O rebozo também é utilizado para transportar os bebês depois do nascimento, tornando-se um sling!



 



AQUI há várias fotos bacanas do uso do rebozo!!

Comentários

Sylvana disse…
ótimas dicas! repassei para uma grávida!
Fiz um post sobre Rebozos e citei seu post. No link:

http://bemmaterna.blogspot.com/2010/08/rebozo-manta-mexicana-usada-por.html

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Secreções vaginais durante a gestação e parto

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Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
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Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
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Exercícios para o parto

FOTO 1 -Exercícios Kegel
Durante o último mês da gravidez, alguns exercícios simples podem ajudar a preparar seus músculos para o trabalho.

Comece com exercícios Kegel, que ajudam a manter o tônus dos músculos pélvicos. Basta apertar os seus músculos pélvicos como se você parar o fluxo de urina. Tente manter por cinco segundos, por quatro ou cinco vezes. Depois tente manter os músculos contraídos durante 10 segundos, relaxando 10 segundos entre as contrações. Objetivo é realizar, pelo menos, três séries de 10 repetições por dia. Você pode fazer os exercícios em pé, sentada ou deitada.

FOTO 2 - O alfaiate sentado
O alfaiate sentado trabalha os músculos das coxas e pélvis. Também melhora a postura, mantém as articulações pélvicas flexíveis e aumenta o fluxo sanguíneo para a região mais baixa do corpo.

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