Pular para o conteúdo principal

Você conhece a Endermologia?

Oi meninas! Como vão?
Acabei de chegar do meu curso de Dermato-Corporal e hoje venho trazer uma das  técnicas que foram dadas hoje. É a vacuoterapia, mais conhecida como endermologia. 
Espero que gostem!


A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como no pré e no pós-operatório. O uso da vacuoterapia na Estética pode e deve ser associado a outros procedimentos; isso otimiza o resultado final do tratamento. Essa otimização é comprovada, por exemplo, com a utilização da vacuoterapia após o uso do ultra-som, da carboxiterapia¹ e do manthus nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).

O fisioterapeuta aplica a sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática. A sucção a vácuo proporciona a sensação de uma uma massagem forte.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO VÁCUO:

O Vácuo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mmHg². Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção; assim, o vácuo adequa-se ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.

BENEFÍCIOS

    * Esfoliação e tonificação celular na epiderme;
    * Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja);
    * Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme);
    * Aumento do aporte sanguíneo; melhor oferta de O2 e nutrição celular;
    * Aumento da eliminação de resíduos tóxicos;
    * Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática; auxílio na redução de edemas e hematomas;
    * Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina;
    * Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos;
    * Melhora das trocas circulatórias;
    * Revascularização superficial e tonificação vascular;
    * Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais;
    * Melhora do contorno corporal;
    * Melhora da elasticidade cutânea;
    * Melhor nutrição muscular e tissular;
    * Reorganização da camada adiposa;
    * Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.

Indicação:

    * Recurso auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais;
    * Revitalização cutânea;
    * Drenagem linfática facial;
    * Drenagem linfática corporal;
    * Pré e pós-operatório imediato;
    * Linfoedema;
    * Liberação da aderência cicatricial;
    * Lipodistrofia e fibroses;
    * Preparação da musculatura para eletroestimulação.

*Fonte: Leger
 Conheça mais sobre a endermo nesse videozinho aqui..


¹Nota minha: O fisioterapeuta NÃO pode realizar carboxiterapia, nem esteticistas. A carboxiterapia é um procedimento médico!
²Nota minha: Pressões elevadas (acima de 80mmHg) não são fisiológicas, podem lesar tecidos e piorar o problema estético.

Comentários

carminha disse…
vc diz que pressão acima de 80mmhg piora o problema estético,certo?fui numa fisioterapeuta que fez a endermo em mim com pressão maior que essa,será que ela esta errada,o que vc acha disso? suspendo o tratamento com ela,vc pode me dar sua opinião,obrigado
Renata Olah disse…
Olá Carminha!!!!
Eu aprendi que pressões acima de 80mmhg não são "fisiológicas" para o sistema linfático, ou seja, acabam prejudicando-o já que ele superficial!! O sistema linfático é super delicado e a linfa corre nos vasos linfáticos sem grande pressão mesmo... Se não respeitarmo isso (seja na drenagem linfática ou na endermo ou em qualquer outro procedimento baseado na fisiologia do sistema linfático), ao invés de drenar, melhorar celulite e tudo mais, os problemas irão piorar devido os danos nos sistemas, além disso a chance de provocar uma flacidez tecidual posterior também é maior!! Os aparelhos vem mesmo com pressões absurdas, e até vemos os protocolos usando essas pressões... mas creio que ter cuidado, bom-senso e criterio é o melhor!! Então, tome cuidado viu!
Andréa Gripp disse…
Oi, Renata. Sou fisioterapeuta e trabalho com endermologia a 10 anos. A endermologia, ao meu ver, é um dos melhores tratamentos estéticos para a celulite e retenção de liquido. o ideal realmente é trabalharmos com a pressão até 80mmhg.
Hj em dia temos que ter muito cuidado com os tratamentos. A nossa profissão está sendo muito banalizada por conta destes sites de compra coletiva, e os profissionais cada vez menos capacitados vem usando e determinando qualquer tipo de protocolo.
Eu estudo muito, leio mto e tento ser sempre ética na minha profissao.
parabéns pela reportagem e pela divulgação da endermologia!!!
Tenho um e-book com uma grande variedade e material com protocolos e assuntos sobre estética e cosmetologia caso se interesse.
Um abraço!
Andrea

Postagens mais visitadas deste blog

Linha Purpura e parto

Durante a gestação o corpo da mulher se modifica, se pigmenta e algumas linhas se formam... Uma das linhas mais conhecidas é a linha nigra, aquela linha escura que aparece no abdome da maioria das gestantes devido alterações hormonais e que depois some...  Mas agora conhecemos uma outra linha, menos perceptível (por estar mais escondida) mas com uma função maravilhosa: indicar indiretamente a evolução do trabalho de parto! Sim!!! O corpo consegue expressar qual o nível de descida do bebê e dilatação do colo através de uma linha que aparece no bumbum: a linha purpura!! Não é demais????? Eu já havia notado a linha purpura em gestantes, mas nunca me atentei para ela... nem imaginava porque ela existia!!! A linha purpura foi descrita e estudada apenas por parteiras cujos estudos já são meio antigos (1990 e 1998) e este ano voltou a ser comentada através da tese de livre docência da Dra. Nádia Zanon Narchi, que resolveu usar a linha purpura como método auxiliar de avaliação de fase ativa do t…

Secreções vaginais durante a gestação e parto

FAQ do site da ONG Amigas do Parto...




Que tipos de secreções vaginais uma gestante pode apresentar?
Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
1. Corrimento vaginal
2. Sangramento
3. Tampão mucoso
4. Líquido amniótico
Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
A cavidade vaginal é como a cavidade oral, assim como temos saliva na boca, temos uma certa quantidade de corrimento na vagina, algumas mulheres têm mais e outras menos. Durante a gestação, a quantidade desta secreção fica aumentada e tem como característica ser esbranquiçada, com odor característico da vagina que não é desagradável como de peixe estragado, e também não é acompanhada de coceira. A gestante também não apresenta ardor ou dor na relação sexual. A coloração do corrimento deve ser observada quando está saindo e nã…

Exercícios para o parto

FOTO 1 -Exercícios Kegel
Durante o último mês da gravidez, alguns exercícios simples podem ajudar a preparar seus músculos para o trabalho.

Comece com exercícios Kegel, que ajudam a manter o tônus dos músculos pélvicos. Basta apertar os seus músculos pélvicos como se você parar o fluxo de urina. Tente manter por cinco segundos, por quatro ou cinco vezes. Depois tente manter os músculos contraídos durante 10 segundos, relaxando 10 segundos entre as contrações. Objetivo é realizar, pelo menos, três séries de 10 repetições por dia. Você pode fazer os exercícios em pé, sentada ou deitada.

FOTO 2 - O alfaiate sentado
O alfaiate sentado trabalha os músculos das coxas e pélvis. Também melhora a postura, mantém as articulações pélvicas flexíveis e aumenta o fluxo sanguíneo para a região mais baixa do corpo.

Para praticar a posição, sente no chão com suas costas retas. Junte as plantas dos pés, puxe o calcanhar para sua virilha e suavemente relaxe os joelhos. Você vai se sentir um estirament…