Pular para o conteúdo principal

Tenda Vermelha em Valinhos!

Vamos, meninas???


A TENDA VERMELHA
Convite vermelho às mulheres: salve o sagrado sangue feminino!



A realização da TENDA VERMELHA é um convite a todas as mulheres para celebrar a benção de ser mulher!

Ser mulher é celebrar tudo aquilo que nos foi entregue pela natureza, ser o portal da matéria aqui na Terra, dar à luz, dar a vida, ter um ventre fértil para brotarem as sementes...

Um encontro para conversar, estarmos juntas, para aprender umas com as outras, para ouvir, para falar, dividir o alimento, cantar e olhar a lua...

Conversar sobre o sangue e mudar nosso ponto de vista sobre esse sagrado líquido vermelho, tão rico e poderoso para a terra e para o espírito, assim como sobre tudo o que envolve o universo do SER MULHER.

Venha somar, vamos aprender a ver o mundo juntas e de uma forma ou de outra celebrar com alegria em volta da roda da vida, num ambiente agradável, olhando para a terra e para o céu.

O tópico do nosso encontro será o SAGRADO FEMININO, e convidamos a todas que quiserem vir contar qualquer experiência sua sobre menstruação, parto, sexualidade, menopausa e tudo o que seu coração sentir.

Justamente para criarmos um ambiente para que as mulheres fiquem à vontade, por favor, meninos, entendam que essa não será a vez de estarmos juntos. Esse momento será somente para mulheres. Exceção só feita às mulheres que precisarem vir com filhos pequenos.

Pedimos por gentileza que tragam suas experiências, desenhos, fotos, canções e o que mais sentirem vontade de trazer sobre o tema!
 
Contaremos com a presença de uma grande mulher que conduzirá nosso encontro: Suely Carvalho. Parteira tradicional, formadora de cursos on line pela ONG Amigas do Parto, dentre eles, o curso da Tenda Vermelha, fundadora da ONG CAIS do Parto em Olinda – PE e presidente da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, que há décadas trabalha com o SAGRADO FEMININO nas suas mais belas formas: o gestar, o parir e o nascer.
 
OBS. Pedimos virem com roupas confortáveis e trazer almofadas se assim quiserem. Estaremos também vendendo abiosorventes, de confecção própria, e mooncups, coletores menstruais. Tragam também o que quiserem que estiver dentro desse campo!



Data: 08/06/2010
Horário: a partir das 19h30min
Local: Rua Francisco Glicério, nº 846 – Sala 4A
Nova Suíça – Valinhos (mesma avenida da torre do Castelo)
Contribuição: espontânea


Maiores informações e confirmação de presença com:
Josiane – (19) 9239-9059 ou josiane_bizarri@yahoo.com.br
Juliana – (19) 8106-6034 ou vergueiro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linha Purpura e parto

Durante a gestação o corpo da mulher se modifica, se pigmenta e algumas linhas se formam... Uma das linhas mais conhecidas é a linha nigra, aquela linha escura que aparece no abdome da maioria das gestantes devido alterações hormonais e que depois some...  Mas agora conhecemos uma outra linha, menos perceptível (por estar mais escondida) mas com uma função maravilhosa: indicar indiretamente a evolução do trabalho de parto! Sim!!! O corpo consegue expressar qual o nível de descida do bebê e dilatação do colo através de uma linha que aparece no bumbum: a linha purpura!! Não é demais????? Eu já havia notado a linha purpura em gestantes, mas nunca me atentei para ela... nem imaginava porque ela existia!!! A linha purpura foi descrita e estudada apenas por parteiras cujos estudos já são meio antigos (1990 e 1998) e este ano voltou a ser comentada através da tese de livre docência da Dra. Nádia Zanon Narchi, que resolveu usar a linha purpura como método auxiliar de avaliação de fase ativa do t…

Secreções vaginais durante a gestação e parto

FAQ do site da ONG Amigas do Parto...




Que tipos de secreções vaginais uma gestante pode apresentar?
Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
1. Corrimento vaginal
2. Sangramento
3. Tampão mucoso
4. Líquido amniótico
Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
A cavidade vaginal é como a cavidade oral, assim como temos saliva na boca, temos uma certa quantidade de corrimento na vagina, algumas mulheres têm mais e outras menos. Durante a gestação, a quantidade desta secreção fica aumentada e tem como característica ser esbranquiçada, com odor característico da vagina que não é desagradável como de peixe estragado, e também não é acompanhada de coceira. A gestante também não apresenta ardor ou dor na relação sexual. A coloração do corrimento deve ser observada quando está saindo e nã…

Exercícios para o parto

FOTO 1 -Exercícios Kegel
Durante o último mês da gravidez, alguns exercícios simples podem ajudar a preparar seus músculos para o trabalho.

Comece com exercícios Kegel, que ajudam a manter o tônus dos músculos pélvicos. Basta apertar os seus músculos pélvicos como se você parar o fluxo de urina. Tente manter por cinco segundos, por quatro ou cinco vezes. Depois tente manter os músculos contraídos durante 10 segundos, relaxando 10 segundos entre as contrações. Objetivo é realizar, pelo menos, três séries de 10 repetições por dia. Você pode fazer os exercícios em pé, sentada ou deitada.

FOTO 2 - O alfaiate sentado
O alfaiate sentado trabalha os músculos das coxas e pélvis. Também melhora a postura, mantém as articulações pélvicas flexíveis e aumenta o fluxo sanguíneo para a região mais baixa do corpo.

Para praticar a posição, sente no chão com suas costas retas. Junte as plantas dos pés, puxe o calcanhar para sua virilha e suavemente relaxe os joelhos. Você vai se sentir um estirament…