Descolamento de membranas

Todos ouvimos falar em métodos de indução de parto, e um método que é feito muitas vezes sem o consentimento da gestante é o descolamento de membranas... e que as pessoas comentam, mas não sabem o que é! rss

Bom, a primeira coisa a se dizer é que o descolamento de membranas não tem nada a ver com o descolamento da placenta. O descolamento placentário é uma situação grave, muitas vezes causada por trauma, e que indica cesárea de urgência!!

Já o descolamento das membranas (ou descolamento da bolsa, como também é chamado) é um modo do médico "induzir naturalmente" o trabalho de parto de uma mulher. Esse descolamento é feito durante o toque vaginal, e necessita que a gestante tenha alguma dilatação para que o médico consiga realizá-lo.

O médico introduz o dedo indicador no colo uterino, e após identificar as membranas, faz movimentos circulares, para que as membranas se soltem... é um procedimento que tem ação mecânica sobre o colo do útero e que também ajuda a liberar prostaglandinas, substâncias responsáveis pela dilatação e afinamento do colo (e que também são encontradas no sêmen do maridão! Então vale namorar muuuuito no final da gestaão, viu, meninas?!!)

Geralmente, quando o médico faz o descolamento a mulher relata um incômodo. Muitas dizem; "o médico dessa vez, fez um toque mais doloroso e sangrou um pouquinho".... e isso é normal!!

O descolamento dá uma ajuda...mas não tem como dizer em quanto tempo a mulher irá entrar em trabalho de parto... Algumas entram no mesmo dia, outras não. É variável, de mulher para mulher!

É importante saber que como todo método de indução, o descolamento de membranas não deve ser um recurso usado rotineiramente e que se for feito, que seja feito após as 41 semanas, depois de ter tentado os métodos naturais de indução!! Ou então, quando já está num trabalho de parto mas mulher não quer ocitocina...

E também importante que vocês avisem seus médicos se querem ou não que eles realizem tal procedimento. Muitos médicos fazem, sem avisar ou só avisam depois que fizeram, e muitas gestantes não gostam disso, se sentem invadidas e prejudicadas por essa ação..

Beijos


1 comentários:

Ana Paula Ogliari disse...

Ontem fui no PS por recomendação do meu médico, estava ontem com 38 semanas e 2 dias... A médica q me examinou, fez o exame d toque, e relatou q eu estava com 1cm (so 1cm) de dilatação, e derrepente, ela enfiou o dedo mais fundo e falou p mim, "relaxa", e eu dei um urro... e então a "querida" m falou q havia descolado minhas membranas... sai com muita dor do ps, e com as pernas tremendo... Liguei para o meu médico, e contei o q ela havia feito, meu médico ficou p... da vida... realmente, m senti invadida... apesar d estar ansiosa pelo nascimento da minha baby, ela ao menos deveria ter m falado o q iria fazer... Mas meu médico m falou, q pode não surgir nenhum efeito, pois estou com pouca dilatação...