Ok! Estou empolgada agora que acabei de terminar o curso de Manejo Clínico da Lactação!! Eu sabia o básico, mas no curso aprendi várias coisas legais.... e como eu adoro compartilhar as coisas que sei, decidi fazer vários posts com coisas que aprendi. Acho que serão dicas preciosas para gestantes e mães....afinal a amamentação é sim tema complicado e que muita gente acha que sabe e não sabe nada.
Vou começar com o básico: como e onde o leite materno é produzido. Vocês sabem???
Para amamentar, precisamos de mamas que produzam e liberem leite!! E como elas fazem isso?
Bom, em nossas mamas temos várias estruturas suuuper importantes para a lactação:
1. Alvéolos: essas estruturas parecidas com cachos de uvas são as responsáveis pela produção do leite
2. Ductos lactíferos: depois que o leite é produzido, ele é transportado por uns "canudinhos", os ductos lactíferos até os seios lactíferos.
3. Seios lactíferos: esse leite é transportado até os seios lactíferos, que armazenam o leite até a mamada... Importante saber que esses seios lactíferos se localizam atrás da aréola... aquela parte escura que fica ao redor do bico (mamilo). E por isso é que não importa se a mãe tem ou não bico, pois o bebê NÃO mama no bico e sim na aréola.
4. Gordura: é a responsável pela forma da mama... e não tem nada a ver com a produção do leite. Então não importa se você tem mama grande ou pequena.
5. Mamilo: o bico é somente a "torneira" por onde o leite sai... não importa se há bico ou se ele é pra dentro (invertido), pois de qualquer maneira o leite sempre vai escorrer por ele...
Agora que já falamos das estruturas da mama, precisamos saber como que funciona a produção do leite...
Para que uma mãe tenha bastante leite, ela precisa de hormônios funcionando e também que as mamas sempre fiquem VAZIAS!
A produção do leite, depende de dois hormônios:

A prolactina também ajuda a evitar novas gestações, pois enquanto é produzida, ela atua no útero, inibindo a ovulação! Então funciona como um "anticoncepcional natural"... bacana né?

E agora... o esvaziamento completo das mamas. Porque isso é importante??? Porque se as mamas ficarem sempre cheias, o cérebro entende que não precisa mais produzir leite!!! E aí, o leite pode ir "secando".... Se as mamas ficarem sempre vazias, aí o cérebro vai produzindo cada vez mais para repor o leite!!
É por isso que é super importante o bebê mamar até esvaziar as mamas.... ou então, a mãe esvaziá-las manualmente, pela técnica da ordenha manual, que falarei em outro post!
Comentários
Você sempre mandando muito bem nos posts! Amamentação é muito importante e a informação é super necessária! Sempre acabo não escrevendo comentários, mas leio sempre o blog!! Beijão
da De
www.jardimdeom.com
http://maternativa.blogspot.com
Bjsss da Pris
http://davidaaoamor.blogspot.com