Vocês já observaram como muitas mulheres sabem muito pouco sobre seus corpos, sobre gestação, sobre o processo de parir e maternar?? E que muitas vezes a pouca informação é toda baseada em mitos, e histórias negativas?
Essa semana me vi tendo uma conversa com uma mulher, que é mãe de duas meninas, empresária. Gente com entendimento. Mas quando o assunto parto veio à pauta da conversa, me vi tendo um diálogo mais ou menos assim:
ELA: "Você acha que se eu tivesse encontrado antes um trabalho tipo o seu de doula, eu ia aguentar ter um parto normal? Porque eu quase morri de tanta dor!"
EU: : "Como foi o seu trabalho de parto?"
ELA: "Fui pro hospital assim que comecei a ter dor e fiquei deitada porque o médico mandou ficar assim.... mas mesmo deitada a dor era muito forte. Fiquei sozinha, de jejum, e não dilatei nada...até q uma hora não aguentei mais e pedi a cesárea"
EU: : "Como foi o seu trabalho de parto?"
ELA: "Fui pro hospital assim que comecei a ter dor e fiquei deitada porque o médico mandou ficar assim.... mas mesmo deitada a dor era muito forte. Fiquei sozinha, de jejum, e não dilatei nada...até q uma hora não aguentei mais e pedi a cesárea"
EU: "É... acho q uma doula ia ajudar um bocadinho...rss... Mas trabalho de parto demora mesmo, é um processo... O colo do útero é um musculo muito forte, fechado e duro... e tem que ser assim pra gravidez se manter, e o bebê não nascer antes do tempo..e aí, ele não consegue abrir rápido... é devagar mesmo! Tem que esperar..."
ELA: "Mas eu esperei.... esperei muuuuuuuuito... entrei no hospital meio-dia e até as três horas não aconteceu NADA."
Lógico que não ia acontecer!! O parto é ativo, mas não temos nenhum botão de "PLAY"! Temos que nos ajudar, ajudar nosso corpo e nosso bebê!! Ser protagonista!! E ainda assim, temos que respeitar o tempo normal do nosso organismo! Um parto em três horas é algo incomum!!! E dificilmente aconteceria numa mãe tão passiva, submissa e despreparada para o momento, como essa moça (a ida precoce ao hospital, o medo, a dor, o desconhecido atrapalham o andamento do trabalho de parto!)
E eu fico triste de ver como as pessoas não sabem nada sobre o processo de parir!! Chegam ao final dos 9 meses sem ter noção do que vão enfrentar!! E entregam nas mãos das outras pessoas uma responsabilidade que não é delas!! É uma comodidade, uma falta de curiosidade, de interesse...
Gente, lembrem-se: gravidez e parto é algo que ocorre no corpo de vocês, tá? Se informem, se preparem!!! Não passem essa fase tão importante de modo indiferente!!Tem muita gente bacana por aí disposta a compartilharem conhecimento. Há grupos gratuitos de apoio. Informação de graça, mastigadinha, pronta pra ser absorvida... É questão de buscar, ir atrás, se preocupar consigo e com tudo que uma gestação traz para a vida da mulher!!
.
.
Busquem seus caminhos!!! Se empoderem e não deixem que decidam o que é melhor, e qual melhor forma...... Isso só acontece com quem não sabe o que quer!! Porque pra quem não sabe qual caminho seguir, qualquer um serve!!
Comentários
Aí sim a pessoa teria condições de tomar decisões sobre esse período. Mesmo que sejam decisões que eu não concorde (não acho certo cesárea eletiva ou abandono da amamentação), mas pelo menos respeito o fato de que a pessoa se conscientizou e decidiu por si. Ela só não vai ser minha amiga... UAHUAHUAUH!