Primeira comemoração do Dia da Doula!!!

Em Setembro de 2010 fui procurada pelo assessor de um vereador de Campinas. Não entendi a ligação, mas ele me disse que havia encontrado meu blog, que gostou muito do que leu e gostaria de conversar. Na data marcada, fui à reunião na Câmara Municipal de Campinas, e lá descobri que queriam minha ajuda para elaborar alguns projetos direcionados ao parto humanizado. O vereador tinha sido pai recentemente, e sua esposa havia parido de modo natural,  o que fez com que aquele homem acordasse para importância desse "tema" para população.
E então começamos a desenvolver alguns projetos. Para começar e ser mais fácil de aprovar, elaboraram com minha ajuda o projeto do "Dia Municipal da Doula". Sugeri que usassem o dia de Nossa Senhora do Bom Parto (18 de Dezembro) para homenagear essas mulheres maravilhosas. Eles toparam...
Escrito o projeto, ficamos aguardando sua votação. Um dia antes, o assessor me ligou avisando da votação. "Em cima da hora!", pensei... e tentei avisar o máximo de pessoas possíveis. 
E no dia seguinte, fui a votação... e para minha surpresa, no dia 28/02/2011, o projeto do Dia Municipal da Doula (Lei Municipal Nº 14.041) foi aprovado por unanimidade por todos!!! Que alegria!! Campinas seria a primeira cidade brasileira a comemorar a data!! Como me senti feliz em saber que pude colaborar para uma data importante como essa, pelo menos para nós doulas que lutamos pelo parto humanizado.
Quase um ano depois, fiquei sabendo que outras cidades se interessaram pelo projeto, e que uma deputada de SP conseguiu integrar o dia da doula ao calendário oficial, passando então a ser uma data a ser comemorada em todo Estado!
Ter uma data oficial no calendário, nos abre espaço para discussões e divulgação sobre esse trabalho. O que é de extrema importância, pois ainda hoje muuuuuuuitas pessoas não sabem o que nós doulas fazemos e como podemos contribuir para um parto e nascimento feliz, respeitoso e mais empoderador!
Muita gente nem sabe que fui um pouquinho responsável pela data que amanhã será comemorada em várias cidades do Estado... mas isso não importa! O que me deixa feliz é saber que amanhã várias profissionais, gestantes e apoiadoras dessa linda função se reunirão, e brindarão à vida, ao parto humanizado, ao respeito à mulher...
Que mais e mais doulas surjam, para que essa rede de apoio se expanda cada dia mais!

PARABÉNS, DOULAS!!!!!!!

2 comentários:

Éricka disse...

E viva Renata Olah!

Vinculo Materno disse...

Parabénssssssssssssssss!
Beijo
Natália Piassentini