Pular para o conteúdo principal

I Encontro de Humanização Materno-Infantil de Campinas

 Exposição de fotos durante todo mês de MAIO
Mães de Campinas e Região que tiveram Partos Naturais Humanizados !!!


"Parto Humanizado, o Respeito de Renasce" 
(Tema 2012)


As constantes mudanças nos paradigmas assistenciais à saúde materno-infantil e os alarmantes números de partos cirúrgicos em todo o Brasil são assuntos que merecem atenção. Para isso, o Grupo Vínculo realizará com o apoio do Grupo MadreSer – ambos atuantes no apoio ao parto e amamentação em Campinas e região - e Saraiva MegaStore – o I Encontro de Humanização Materno-Infantil de Campinas: “Parto Humanizado, o respeito que renasce” com o objetivo de sensibilizar e conscientizar para a importância do nascimento com uma assistência humanizada.

Marcado para acontecer nos dias 5 e 6 do mês de maio na Saraiva MegaStore, do Shopping Iguatemi Campinas, o evento contará com uma programação especial para convidados e inscritos, sendo seu público alvo casais que planejam ter filhos, casais grávidos e no puerpério, além do público interessado pelo tema e profissionais simpatizantes com a causa da humanização.

Entre as atividades, teremos "Papos & Idéias" com o Médico Ginecologista, Obstetra e Homeopata Dr. Ricardo Herbert Jones, adepto ao parto natural e um dos líderes na discussão sobre as melhorias no atendimento às parturientes no país, é membro da Rehuna – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, e consultor médico das Doulas do Brasil. Na data, ele também fará o lançamento de seu livro “Entre as Orelhas-Histórias de Partos” em sua primeira edição e o relançamento do seu livro “Memórias de um Homem de vidro-Reminiscências de um Obstetra Humanista”, sucesso desde seu lançamento e esgotado com 2 edições já publicadas.


Contamos com a presença da Médica Pediatra Neonatologista da Universidade de Campinas (UNICAMP),  Dra Maria Otília Bianchi, ativista do parto humanizado, membro da equipe de profissionias do Grupo Vínculo e neste evento da Saraiva, em "Papos & Idéias" no dia 05/05 (Sábado) ela conduzirá o tema: "A Humanização no atendimento do Recém Nascido"



Denise Paternostro, membro da equipe de profissionais do Grupo Vínculo, Psicóloga, Doula e Educadora Perinatal, estará em Papos & Idéias do dia 06/05 (Domingo) com o tema: "O Direito da Escolha de Parto e Equipe Humanizada". Denise, trabalha com  gestantes e casais na região de Americana e no Hospital Municipal Dr. Valdemar Tebaldi. Colaboradora no Curso de gestantes do Hospital São Francisco, grupo da SAMAM. Membro da Rede Parto do Princípio. Coordenadora do grupo de gestantes na Socorristas Cristãs.  Grupo MadreSer.



A Médica Pediatra Dra. Cláudia Maria Monteiro Sampaio, apresenta em Papos & Ideias do dia 06/05 (Domingo) o tema "Importância do Aleitamento Materno na primeira Hora de vida do bebê". Dra. Claudia é defensora e ativista ao apoio em aleitamento materno, também Coordena o
Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, em sede na Maternidade de Campinas. 



Para finalizar o evento com chave de ouro, a Musicista Isadora Canto, também participa em Papos & Ideias do dia 06/05 (Domingo) com o tema: "A Importância da Música na Gestação" e nos presenteará logo após com um POCKET SHOW de três músicas de seu CD "Vida de Bebê" Fruto do projeto "Acalanto" que por meio de canções virtuosas, singelas e de fácil associação, este álbum proporciona um vínculo musical entre pais e filhos; da gestação aos primeiros anos de vida. CD indicado ao Grammy Latino.



Confira a Programação Completa:

INSCRIÇÕES 

Inscrições POR ATIVIDADE: gvinculo@gmail.com
  • Colocar no e-mail:  Nome Completo; Numero do RG e Telefones para Contato
  • São 70 vagas por "Papos & Ideias", ou seja as inscrições são individuais para cada "TEMA"
  • No dia do evento, a pessoa inscrita deverá levar um documento com foto (ex: RG) e receberá uma pulseira. Será uma pulseira por atividade de cores diferentes.
  • A pessoa poderá se inscrever em quantas atividades desejar, porém as inscrições são separadas por temas, cada tema (ou atividade) uma inscrição.
LOCAL:

 Espaço Carlos Gomes na Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi Campinas


DATAS  e HORÁRIOS:

05 de Maio de 2012 - Sábado
Das 14h as 18h

06 de Maio de 2012 - Domingo
Das 14h as 18h

TEMAS:

Sábado (05/05)

14h - "Humanizar o Atendimento do Recém Nascido"(45min)
15h - "Entre as Orelhas-Histórias de Parto" (45min)
16h - "Entre as Orelhas - Histórias de Parto" - LANÇAMENTO LIVRO - ABERTO AO PUBLICO

Domingo (06/05)

14h- "O Direito da Escolha do Parto - Equipe Humanizada" (45min)
15h- "A Importância do Aleitamento Materno na Primeira Hora de Vida" (45min)
16h- "A Importância da Música na Gestação" (30min) & POCKET SHOW* (30 min)







Comentários

Angela Rios disse…
que raridade! queria um teletransporte!

Postagens mais visitadas deste blog

Linha Purpura e parto

Durante a gestação o corpo da mulher se modifica, se pigmenta e algumas linhas se formam... Uma das linhas mais conhecidas é a linha nigra, aquela linha escura que aparece no abdome da maioria das gestantes devido alterações hormonais e que depois some...  Mas agora conhecemos uma outra linha, menos perceptível (por estar mais escondida) mas com uma função maravilhosa: indicar indiretamente a evolução do trabalho de parto! Sim!!! O corpo consegue expressar qual o nível de descida do bebê e dilatação do colo através de uma linha que aparece no bumbum: a linha purpura!! Não é demais????? Eu já havia notado a linha purpura em gestantes, mas nunca me atentei para ela... nem imaginava porque ela existia!!! A linha purpura foi descrita e estudada apenas por parteiras cujos estudos já são meio antigos (1990 e 1998) e este ano voltou a ser comentada através da tese de livre docência da Dra. Nádia Zanon Narchi, que resolveu usar a linha purpura como método auxiliar de avaliação de fase ativa do t…

Secreções vaginais durante a gestação e parto

FAQ do site da ONG Amigas do Parto...




Que tipos de secreções vaginais uma gestante pode apresentar?
Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
1. Corrimento vaginal
2. Sangramento
3. Tampão mucoso
4. Líquido amniótico
Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
A cavidade vaginal é como a cavidade oral, assim como temos saliva na boca, temos uma certa quantidade de corrimento na vagina, algumas mulheres têm mais e outras menos. Durante a gestação, a quantidade desta secreção fica aumentada e tem como característica ser esbranquiçada, com odor característico da vagina que não é desagradável como de peixe estragado, e também não é acompanhada de coceira. A gestante também não apresenta ardor ou dor na relação sexual. A coloração do corrimento deve ser observada quando está saindo e nã…

Exercícios para o parto

FOTO 1 -Exercícios Kegel
Durante o último mês da gravidez, alguns exercícios simples podem ajudar a preparar seus músculos para o trabalho.

Comece com exercícios Kegel, que ajudam a manter o tônus dos músculos pélvicos. Basta apertar os seus músculos pélvicos como se você parar o fluxo de urina. Tente manter por cinco segundos, por quatro ou cinco vezes. Depois tente manter os músculos contraídos durante 10 segundos, relaxando 10 segundos entre as contrações. Objetivo é realizar, pelo menos, três séries de 10 repetições por dia. Você pode fazer os exercícios em pé, sentada ou deitada.

FOTO 2 - O alfaiate sentado
O alfaiate sentado trabalha os músculos das coxas e pélvis. Também melhora a postura, mantém as articulações pélvicas flexíveis e aumenta o fluxo sanguíneo para a região mais baixa do corpo.

Para praticar a posição, sente no chão com suas costas retas. Junte as plantas dos pés, puxe o calcanhar para sua virilha e suavemente relaxe os joelhos. Você vai se sentir um estirament…