Relato: Segundo PN.. rápido!!

P chegou até mim devido a uma indicação da Dra Priscila Huguet. Ela estava sendo acompanhada pela Priscila, que é uma médica que faz questão de suas gestantes serem acompanhadas por doula.
A P estava grávida do seu segundo bebê. O primeiro havia nascido de parto normal em SP, após 20 horas de trabalho de parto e com todas intervenções. Neste segundo parto, ela queria evitar tudo...
Nos falamos algumas vezes por email até nos encontrarmos pela primeira vez... e esse primeiro encontro foi delicioso! Não é que P me levou pra tomar café da manhã numa fazenda?? Achei chic!!! hehehe..
Acertamos que eu seria sua doula, e semanalmente após as 36 semanas nos encontramos... Como estou fazendo a pós-graduação em Acupuntura, a P pediu para utilizar alguns pontinhos para estimular/induzir o trabalho de parto e então lá fui eu estudar a melhor forma de ajudá-la... Ela tinha medo de ter um trabalho de parto muito longo e com início muito tarde, como foi o primeiro, pois foi muito desgastante para ela! E acho que deu certo, pois ela entrou em trabalho de parto com 39 semanas... sendo que o primeiro filho dela só foi querer nascer com quase 42! rs
E foi muuuuuuuuuuuuuuuuito rápido!! Ela me ligou avisando que estava com algumas contrações... Pedi para ela ir monitorando e me avisasse quando estivesse ritmada para eu ir até seu encontro. Orientei o banho e aguardei contato, enquanto fui atender um "casal grávido" em Barão Geraldo. Estava na casa deles, quando a P me ligou dizendo que ia monitorar melhor mas que aparentemente contrações estavam de 5 em 5 minutos... Fui me despedindo do casal que estava atendendo para ir encontrá-la, quando logo depois o marido da P me ligou dizendo que as contrações estavam suuuuuuuuuper fortes e frequentes...  orientei irem pra Maternidade imediatamente (eles moram em Vinhedo!), avisei a obstetra que estava cobrindo a Priscila (ela estava viajando no dia!) e voeeeeeei pra Maternidade. E ainda peguei trânsito e tooooooooooooooodos semáforos fechados... Afff..
Quando cheguei na Maternidade, encontrei o A fazendo a ficha de internação da P e eu subi direto pro centro obstétrico! P já estava com 9 cm de dilatação!!!! P estava super nervosa, pois quando o trabalho de parto é muito rápido a dor tende a ser maior.. e ela sentiu grande diferença, pois no parto anterior ela havia recebido analgesia, então não sabia como era a intensidade da fase de transição, que é a fase onde as contrações são realmente mais difíceis....
Ela ficou de cócoras, rebolou.... mas no fim achamos que um bom banho quente iria ajudá-la, e então fomos para o quarto privativo. Água bem quentinha, ficamos eu, ela e o A conversando e ajudando a P a focar a respiração e sua atenção.
Como seu colo estava abrindo, porém tinha uma bordinha anterior mais grossa, a P ficou na posição de quatro, pois assim o peso do bebê força o colo e ele termina de dilatar.... Nessa posição e com a ajuda da água, P chegou rapidinho à dilatação total. Até pediu analgesia, mas nesse ponto nem valeria à pena... até o anestesista chegar, se lavar, preparar tudo, o bebê já teria nascido! rss..
Voltamos para o centro obstétrico com a P andando e reclamando que sentia o bebê beeeem em baixo! Ótimo!!
Sala arrumada, luz fraquinha, todos à postos......... e após algumas forças beeeem fortes, O. nasceu!!!! Super bem e lindão!! Foi direto pro colinho dos papais!!!
P... seu parto foi tsunâmico (como diria a parteira Ana Cris!), mas tenha certeza que foi muito importante pro O. nascer assim, naturalmente, no ritmo dele (e que ritmo, ein?rsss).
Parabéns à você e ao A, que foi ótimoooooooo! Saúde e alegria pra vocês!!
Um beijo


0 comentários: